
Todos em defesa do livro!
Livro é um bem cultural da humanidade e tem de ser visto assim por todos que sabem a importância da leitura.
Qualquer movimento fora disto prejudica a todos indistintamente, livreiros, editoras, leitores e escritores. Precisamos de mais incentivo à leitura e o governo tem de ter participação ativa nisso.
Não é concebível que o livro se torne uma mercadoria qualquer, pois além de fonte de receita para muitos escritores e editoras, que é importante, temos a compreensão que leitura diz muito sobre a visão de mundo das pessoas, portanto cabe ao governo harmonizar os interesses comerciais das empresas de comercialização com a necessidade de permitir acesso mais fácil aos livros.
Por outro lado, a Amazon precisa cumprir a sua função social de vender livros a preços justos sem desvalorizar o trabalho dos escritores e de toda cadeia produtiva que estão por trás das editoras. Nós sabemos que as empresas precisam ser rentáveis, mas não ao custo da precarização dos produtores de conteúdo.
Acesse o link: https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2021/03/23/pequenas-e-medias-editoras-debatem-panorama-editorial-apos-proposta-da-amazon.html
Vejam o dilema que as editoras têm enfrentado com pressão injustificável da Amazon por mais descontos, um segmento que já tem tido baixa rentabilidade e vem sendo prejudicado pela falta de incentivos e políticas assertivas do desgoverno!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário