
Torcidas organizadas antifascistas entram na luta!
No final de 2019, depois da celebrada conquista da Libertadores pelo Flamengo, escrevi o texto: E se as ruas fossem o Maracanã? Segue o link para quem quiser ler ou reler: https://josiasgomes.com.br/viver-a-politica-como-a-paixao-pelo-futebol/
Finalizávamos um ano de desgoverno violentíssimo e as reações das massas nas ruas sequer eram parecidas com a apoteose que a torcida rubro-negra fazia em tributo ao título continental do Flamengo.
Se 2019 foi brabo, de vaca desconhecer bezerro, em 2020 Bolsonaro dobra a aposta. O pandemônio atacou o povo com a mesma fúria de time bom em estádio lotado. Pra completar, fomos assolados pela pandemia e a política da morte bolsonarista. O movimento neofascista tomava conta do país e parecia que o nosso 7 a 1 na política definitivamente estava prestes a acontecer.
Ironia do destino, aos 44 do segundo tempo, as torcidas organizadas antifascistas decidiram entrar campo, ou melhor, fazer das ruas o Maracanã! Entraram para virar o jogo a favor da democracia. O Brasil viveu, e vive, um movimento inédito. Fomos capazes de unir rivalidades futebolistas na luta contra o neofascismo. Justiça seja feita, o movimento orgânico das torcidas antifascistas, ou seja, de iniciativa própria, tomou conta do país.
Somaram-se às torcidas organizadas os movimentos sociais – sobretudo negros, periféricos, de mulheres – partidos de esquerda, mobilizações nas redes sociais, dentre outras correntes progressistas. A luta tem claro objetivo: varrer o neofascismo do Brasil e derrubar Bolsonaro. É o punho do povo unido contra a barbárie. Esse coletivo é a verdadeira representação democrática. Precisamos aglutinar essas forças populares do campo e da cidade e reconstruirmos um governo que seja a máxima expressão do povo brasileiro e as suas demandas históricas.
As forças populares precisam sair das arquibancadas/sofás e estar nos templos da política. A nossa maior força política emerge das ruas, é multifacetária. Mostramos: o que era impossível se tornou real. O país do futebol provou que é possível unir-se em torno de um grande propósito e marcar o gol que dure a euforia da vida inteira.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário