
Transposição do São Francisco: A Obra que Uniu Sonhos, dignidade e Transformação
A Transposição do Rio São Francisco entrou para a história do mundo como uma das obras mais importantes de todos os tempos. Um feito sonhado desde o tempo do Império, mas que só foi concretizado no governo de um nordestino chamado Luiz Inácio Lula da Silva. A história continua com a Barragem de Oiticica, no Rio Grande do Norte, e a força dos sonhos imortais.
Minha amiga, a governadora Fátima Bezerra, e os companheiros e companheiras potiguares ficaram em um estado de pura felicidade e gratidão ao presidente Lula pela obra do Complexo Hidrossocial Oiticica, que contempla outros equipamentos e projetos, como agrovilas e o reassentamento da comunidade Nova Barra de Santana. A capacidade do reservatório foi ampliada de 75,56 milhões de metros cúbicos para 742 milhões de metros cúbicos, beneficiando diretamente 22 municípios e cerca de 294 mil pessoas.
Em um discurso emocionado, Lula relembrou sua infância e as dificuldades que sua família enfrentou por falta de água e pela pobreza no agreste pernambucano: “Eu fiz isso [a Transposição do São Francisco] porque, aos 7 anos, já ia até a beira do açude encher um pote para levar água para casa. Somente quem viveu isso, somente quem viu sua mãe sair de Caetés [PE] com oito filhos agarrados à barra da saia para não morrer de fome e ir para São Paulo, é que entende o problema da seca no sertão nordestino”, contou Lula.
A obra, que acaba de ser inaugurada no Rio Grande do Norte, vai mudar para sempre a vida das pessoas e a atividade agrícola nos 22 municípios beneficiados. Iniciada em 2013, desde então foram investidos R$ 765 milhões pelo governo federal, sendo R$ 163,1 milhões na atual gestão, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), muito bem liderado pelo companheiro e ministro Rui Costa, outro nordestino que sabe o valor e a riqueza de levar água para quem precisa.
É por ações da magnitude da Transposição do Rio São Francisco que Lula é amado e respeitado pelo povo nordestino. Cito aqui mais um trecho do discurso do nosso presidente, que será estudado por gerações: “Hoje, estou aqui inaugurando um dos últimos trechos e uma das últimas obras da transposição das águas do Rio São Francisco, demonstrando que aquilo que a elite econômica brasileira não quis fazer, que os fazendeiros não fizeram, que os advogados que governaram este país não fizeram, que os sociólogos não fizeram, que os professores que governaram o país não fizeram, um metalúrgico de São Bernardo do Campo [SP] fez essa obra”, destacou Lula.
Muito obrigado, meu presidente! Seguimos com a missão de transformar vidas e recolocar o Brasil como uma potência socioeconômica no mundo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário