“Triunfar na vida não é ganhar. É se levantar e começar de novo toda vez que se cai”
A sociedade pós-moderna criou no imaginário da maioria das pessoas a imagem mítica dos vencedores, os imbatíveis por natureza, a própria face da perfeição. A verdade é que nenhum ser humano notável pode se considerar vitorioso sem ter passado pelo calvário das derrotas. Porque em algum momento, por motivos improváveis ou não, beijaremos a lona. E é na queda que reconhecemos os verdadeiros vencedores. Lula e Mujica são personalidades que definem muito bem este panorama da vida.
Hoje, nasce um novo ano e temos a oportunidade de seguir os exemplos daqueles que jamais desistiram, quando a vida parecia ter sentenciado a derrota definitiva. A força motriz destes personagens históricos está em buscar dentro de si os mesmos valores que os fizeram atingir o topo: amor imensurável ao próximo, o perdão que cura as feridas do passado e a certeza de que quem luta por um mundo melhor sempre estará ombreado por pessoas leais e que estão dispostas a recomeçar o ciclo virtuoso de viver com propósito.
A vida não é uma fotografia que nos define. A vida é cinema, está em constante movimento. Somos os roteiristas que temos o poder de criar uma nova cena. Nem sempre será a cena que nos leva ao ápice, mas sempre será essencial para o desfecho da obra. Rubens Paiva que o diga: “Ainda Estamos Aqui”.
A vida só vale a pena porque é única e intransferível. A ciência ainda não tem a capacidade de medir a plenitude tanto de um bilionário quanto de um agricultor – este, que produz o sagrado alimento mesmo diante da realidade de que o peso da injustiça social é uma máquina de moer gente. Muitos deixarão patrimônio para as futuras gerações; outros deixarão o legado do bom viver, que é o que verdadeiramente move a humanidade e faz avançar as civilizações.
Tenha orgulho de quem você é. E mais ainda, do que será. A vida costuma ser generosa com os que não perdem a capacidade de sonhar. A vida é melhor de mãos dadas e com vitórias coletivas. Não há quem não sinta a euforia de uma multidão nas ruas celebrando um futuro melhor.
Que venha 2026!
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!