Vamos à pescaria!
Eu só me lembro de ter ido a uma pescaria uma única vez, há mais de 40 anos ainda quando era estudante de Agronomia. Foi na cidade de Mogeiro, na Paraiba.
Um sufoco daqueles, era noite, num açude da fazenda de meu colega Maquilagem, colega desde o técnico Agrícola em Belo Jardim. Depois dali desisti em definitivo do ramo da pescaria. Acontece que a vida sempre nos reserva grandes surpresas. Voltarei ao assunto um pouco mais adiante.
Antes, preciso falar da revolução que acontece na administração pública da nossa famosa e hospitaleira cidade de Cipó. Ontem, estive lá e fui recebido pelo prefeito Marquinhos, pelo vice Derckian, pelos vereadores e secretários, além de um grande número de amigos e amigas que tive a honra de ter comigo em visitas das obras em curso no município.
São obras importantes que estão melhorando a qualidade de vida do povo cipoense, entre as grandes ações estão: o calçamento do Bairro dos argentinos – a origem do nome deste bairro merece ser contada. A obra de recuperação total do Mercado Municipal que segue acelerada e o prefeito quer inaugurar em maio, e vai conseguir.
Também temos a obra do complexo educacional, que está indo com muita velocidade e, em breve, a juventude terá um colégio que não ficará a dever em nada os colégios particulares até da capital.
Estou encantado com o trabalho da equipe de Marquinhos. Posso ver a felicidade no rosto do povo diante de tantas realizações.
Pois bem, voltando ao assunto que iniciei, a pescaria. Depois das visitas às obras, nada mais justo do que irmos almoçar no lindo balneário do Pau Ferro, também recuperado no atual governo. Fomos servidos com um farto churrasco de bode, cachaça da boa, um final de manhã bem ao gosto do sertanejo. Como estamos em tempos de pandemia, não tivemos um sanfoneiro.
O local está muito agradável e pronto para receber turistas, um grupo de Acajutiba está de prova, estavam esparramados nas redes espalhadas entre os caules das árvores.
Sim, mas vamos à pescaria. Saí do meu conforto, comendo bode, tomando uma, dando umas baforadas de um puro cubano e lá vou eu para a pescaria, levado pelo vice-prefeito Derckian. Como vocês podem ver no vídeo, recebi a vara e eu sem muito jeito, joguei no lago e num é que fisguei uma tilápia? O problema foi para resgatá-la do lago, pesava uns três quilos e vai daqui e de lá, fui me afastando da beira do lago e pumba, tropecei num tronco de madeira, nada demais, mas deixei de tirar nota 10 por causa deste tropeço rs. Acho que com esta pescaria encerro a carreira de pescador.
Mais uma vez, quero agradecer a grande recepção do prefeito Marquinhos, do vice Derckian, dos vereadores, equipe de governo e do povo de Cipó. Vocês merecem todas as conquistas que tem acontecido e muitas outras que virão. Contem comigo, estamos juntos!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário