Vamos reformar e melhorar a infraestrutura da unidade de beneficiamento de pescados de Paulo Afonso!
A piscicultura baiana, e especialmente da região de Paulo Afonso, ganha um reforço de peso nesse pujante setor. Por meio do projeto Bahia Produtiva, vamos reformar e melhorar a infraestrutura da unidade de beneficiamento de pescados.
Nessa ação avançamos em dois pontos fundamentais da atividade pesqueira na região. A nova unidade vai ser o elo entre produção e comercialização, aumentando a margem de lucro, qualificando a higienização no manuseio do pescado e cumprindo o objetivo de operar dentro dos padrões do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), no beneficiamento da tilápia produzida localmente.
Com a unidade revitalizada, teremos capacidade para beneficiar até cinco toneladas de pescados por dia. Nessa nova fase, a ação melhorará a renda de 107 famílias de agricultores que vivem da pesca em toda a região de Paulo Afonso e Glória. Estamos incorporando ações junto com a Prefeitura para que os piscicultores possam ter um espaço apropriado para o beneficiamento das suas produções e possam ganhar um preço justo com a venda dos seus produtos.
O presidente da Associação dos Pequenos Criadores de Peixe da Lagoa do Junco, o companheiro Isac Feitoza, falou como esse investimento de R$ 1,9 milhão vai revolucionar essa importante cadeia produtiva da região: “Hoje, a gente só tem o mercado da feira livre para vender nossa produção. Com essa unidade, a gente tem a perspectiva de entrar em novos mercados, além de se adequar na questão ambiental. Vai melhorar nosso ganho, custo e rentabilidade”.
É trabalho que muda a vida do povo e faz da Bahia a terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário