
Vem aí o laticínio de Uauá!
Os agricultores familiares de Uauá já podem comemorar. A construção do laticínio está com 75% da obra civil concluída. O município que é referência na caprinocultura há tempos sonhava com este empreendimento. A ação beneficia diretamente 200 famílias e 30 comunidades rurais e vai impulsionar a atividade dos produtores de leite de cabra no sertão.
Esta é mais uma ação poderosa do Pró-Semiárido em parceria com a Secretaria de Agricultura de Uauá, com o objetivo de estreitar a parceria entre Governo do Estado, via CAR/SDR, e a Prefeitura de Uauá para assegurar o funcionamento do laticínio. Teremos ainda participação efetiva da Coopercuc na gestão do laticínio, que também contará com o apoio da Prefeitura de Uauá e suas secretarias, sobretudo a de Agricultura e Educação, para fomentar a produção no acompanhamento técnico, certificações e comercialização, principalmente para a alimentação escolar. O laticínio terá a capacidade instalada de 1.500 litros por dia.
Segundo o técnico em Desenvolvimento Agroindustrial do Pró-Semiárido, Egnaldo Xavier, “o laticínio tem uma importância muito grande na diminuição do impacto ambiental, pois a atividade leiteira tem menor pressão no sistema de pastejo da Caatinga e atua na geração de renda, sobretudo para mulheres e jovens. A ação também vai promover o fortalecimento do cooperativismo e a diversificação da produção dos agricultores familiares, além de garantir a segurança alimentar, sobretudo para o reforço da alimentação escolar”.
É mais investimento no sertão que potencializa o cooperativismo, proporciona maior geração de emprego e renda, além de aumentar a soberania nutricional e alimentar dos baianos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário