Visita a Associação Carrapichel em Senhor do Bonfim
No domingo, tive um encontro marcante em Carrapichel, na região dos arredores da cidade de Senhor do Bonfim. A reunião aconteceu na Associação local e contou com as presenças do vereador Moginho, petista comprometido com a luta do nosso povo, e o companheiro Ronaldo, Coordenador Territorial – Codeter TIPNI. Rememoramos passagens marcantes de Lula no município nos anos 80 e como Lula cumpriu suas promessas de fazer os governos do PT colocarem o povo no orçamento para promover políticas públicas inclusivas e transformadoras.
Tive a honra de conhecer a minha estimada eleitora, dona Maria Aparecida. Ela me contou sobre a visita de Lula à sua casa, militante das antigas, como costumamos dizer na esquerda. A companheira Maria relembrou um episódio da sua família que me tocou profundamente. Vamos aos fatos:
Corria o ano de graça de nosso senhor Jesus Cristo de 1980. O então presidente do PT e sindicalista consagrado, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Senhor do Bonfim. Na oportunidade, visitou a humilde residência de Dona Trindade na Rua Carrapichel – Senhor do Bonfim, exatamente a casa da mãe de Maria Aparecida, que 43 anos depois ainda tem na memória este dia inesquecível. A casa ainda está lá; hoje, uma tia da nossa companheira reside nela.
Pois bem, Lula, ao chegar, encontrou Dona Trindade comendo feijão de corda em um prato de barro, coisa do nordestino mesmo. Vejam formosas senhoras e distintos cavalheiros, no Nordeste era comum se comer sem talher; as pessoas faziam seus pratos, botavam farinha, faziam seus “mulatos”, assim eram chamados os bolos de comidas no sertão baiano, e enchiam o “bucho”.
Olha que passagem memorável. Ao se deparar com o hábito popular de se alimentar à moda nordestina, Lula já conhecia bem a técnica, afirmou a mãe de nossa companheira, que a dona Lindu fazia o capitão e dividia com os outros irmãos, senão nem todos conseguiriam comer. São passagens marcantes na vida do hoje presidente e maior estadista vivo do Planeta que ajudam a entender o porquê de Lula ser o presidente que mais conhece a realidade do povo e, por isso mesmo, age na raiz das questões para melhorar a qualidade de vida da nossa gente.
Conforme contextualizei aos companheiros e companheiras da Associação, a Ditadura Militar concentrava todo o orçamento do país nos interesses da elite, enquanto o povo era abandonado à própria sorte. Não é por acaso que a pobreza e desigualdade social explodiram nos 24 anos de ditadura. Lula, desde o seu primeiro mandato, inverteu essa ordem segregadora e elitista: em nossos governos, as prioridades são o que mais precisa do poder público, sem jamais deixar de fazer o país crescer, até para poder incluir todos os brasileiros no orçamento do governo.
No meu giro pela Bahia, consigo ver nos olhos do povo trabalhador o resgate da esperança e da autoestima depois da volta de Lula à presidência. Não é para menos; o povo voltou a acessar políticas públicas. No caso da agricultura familiar, temos investimentos bilionários e o fortalecimento de programas vitais para o desenvolvimento rural.
Agradeço a recepção calorosa da companheirada de Carrapichel. O meu mandato seguirá lado a lado do presente Lula para o Brasil seguir no rumo certo!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário