Viva a América Latina livre!
Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), presidente eleito pelas forças populares neste último domingo, resumiu muito bem a grande vitória da esquerda boliviana: “Todos nós bolivianos demos passos importantes, recuperamos a democracia e a esperança”.
A Bolívia também foi vítima do golpismo e intervenção estrangeira. Nas eleições de 2019, Evo Morales liderava a contagem parcial de votos, venceria no primeiro turno. Os golpistas não aceitaram a quarta derrota pra Evo e os resultados foram suspensos, sob falsa acusação de fraude eleitoral orquestrada pela oposição, crime compactuado com a Organização dos Estados Americanos (OEA).
A extrema direita se apoderou do poder e Evo teve que se exiliar no México, posteriormente na Argentina. A democracia da Bolívia foi golpeada, mas o povo jamais desistiu de lutar e bravamente resgatou o protagonismo político. Os bolivianos não só elegeram Luis Arce presidente, como também a maioria dos votos na Câmara e Senado.
Quando o povo se une em torno de um ideal não há golpismo que resista à avalanche popular. As eleições da Bolívia é uma resposta contundente dos bolivianos aos neocolonialistas. Não aceitaremos a ditadura ultraliberal em nossos países latino-americanos. Na esteira desta vitória, reacendemos a esperança de vitórias dos nossos povos nos demais países do continente.
O triunfo da Bolívia é a chama da reconstrução da nossa Pátria Grande. Viva América Latina Livre.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário