Viva a liberdade de expressão!
A liberdade de pensamento é garantida pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
A humanidade jamais pode prescindir deste direito. Em tempos em que o autoritarismo ameaça a liberdade de pensamento, devemos intensificar a luta por este direito universal. Muitas pessoas sacrificaram suas vidas para que hoje pudéssemos expressar nossas opiniões sem censuras ou qualquer tipo de punição.
No Brasil, os ataques à democracia influenciam diretamente a liberdade de pensamento. Como esquecer quando prenderam Lula injustamente e através dos seus tribunais de exceção o proibiram de falar durante as eleições de 2018. Também existe a censura velada a partir do momento em que os oligopólios de comunicação jamais deram o direito de Lula expressar seu pensamento frente à perseguição da Farsa Jato.
Quando atacam a liberdade de expressão, o efeito colateral aparece em governos totalitários iguais a de Jair Bolsonaro, que não cansa de ameaçar as instituições e não esconde o seu desejo de silenciá-las para sempre. Sem o livre pensar, corremos o risco de perder o que há de mais importante: a liberdade! Por isso é tão vital eliminar qualquer projeto de poder que não tenha como premissa básica garantir as liberdades individuais e o pensamento livre.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário