Viva às mulheres, construtoras de uma sociedade livre, igualitária e humana!
08 de março é dia de celebrarmos as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos séculos de luta. No Brasil temos muito orgulho do protagonismo feminino desenvolvido por nossas companheiras que enfrentam a opressão, misoginia e uma série de obstáculos durante gerações que perpetuam desde os quilombos até os dias atuais.
A luta das mulheres trouxe o direito ao voto, a emancipação econômica e a atuação nos espaços de poder. Graças a participação ativa das mulheres, elegemos uma presidenta, temos mulheres na Ciência, na Arte e nos diversos setores da sociedade, antes reservados apenas para homens. No entanto, o nosso país atravessa um dos momentos mais reacionários da nossa história. Temos na presidência da República um ser que destila ódio contra as mulheres, compromete direitos conquistados e barra a ascensão das mulheres.
É imperativo derrotar o pensamento machista, que fere, degrada e mata. Hoje e sempre precisamos nos unir à luta das mulheres, que representa avanço civilizatório. Não podemos aceitar qualquer tipo de discriminação contra mulher, precisamos punir severamente os agressores que destroem carreiras e vidas. É inadmissível que em pleno 2022 a cada 9 horas uma mulher seja assassinada no Brasil.
Portanto, companheiras, o protagonismo do empoderamento feminino é todo de vocês, mas a sociedade e poderes estabelecidos tem obrigação de apoiá-las na construção de uma sociedade livre, igualitária e humana. Viva às mulheres!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário