Viva o Dia do Nordestino!
Hoje, mais do que nunca, é dia de expressar o orgulho de ser nordestino. A data é uma homenagem ao centenário de um dos baluartes da cultura nordestina, o poeta Patativa do Assaré, que através da sua arte denunciou o “Brasi de cima e Brasi de baxo”. Mostrou as contradições de um país e região separados por desigualdades econômicas e sociais, mas de riquezas naturais, humanas e culturais incomparáveis.
Nesta data tão marcante para a nossa região é preciso fazermos uma reflexão a respeito da tentativa do governo federal e seus aliados em boicotar o Nordeste e fazer deste território que guarda um dos maiores traços da identidade do Brasil, o velho Brasil do atraso, do polígono da seca, da mão de obra barata, da fome, dos retirantes que construíram as metrópoles do país, mas que muitas vezes foram discriminados de diversas maneiras.
Eu faço parte da geração que viu nascer a transição do Nordeste coronelista para o Nordeste em que o povo é protagonista da sua história. A chegada do Lula à presidência resgatou a dignidade desta região onde foram implantadas políticas públicas como a universalização do ensino superior, do Luz Para Todos, dos Programas de Cisternas, do Bolsa Família, do Mais Médicos, da Farmácia Popular.
Lula/Dilma revolucionaram a agricultura familiar, tornaram o salário mínimo forte, fizeram a Transposição do Rio São Francisco, proporcionaram teto a milhares de famílias com o programa Minha Casa Minha Vida, erradicaram a fome e a miséria. Foram tantas iniciativas que aliadas aos governos estaduais petistas reposicionaram a região Nordeste no Brasil.
Nós não vamos permitir que um desgoverno impostor destrua este legado. Resistentes e corajosos que somos, é do Nordeste que virá a maior força para libertar o “Brasi de baxo do Brasi de cima”. Pois enquanto existir dois Brasis, estamos condenados ao fracasso e nos dias atuais, tamanho retrocesso é inadmissível. Neste Dia do Nordestino, estamos mais firmes do nunca para defendermos o Nordeste e reconstruirmos o Brasil.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário