Viva Rogaciano Leite!
Ontem na cidade de Cipó tive o prazer de uma bela prosa sobre poesia, literatura de um modo geral e também política com o poeta e vereador Ronald Freitas, o Roninho como é
popularmente conhecido e também como ele próprio gosta de ser chamado, sobre esse gosto dele pelo nome falaremos outro dia.
Pois bem, como ia dizendo, a prosa girou sobre seu livro de poesias que foi lançado em 2018, com prefácio de Florisvaldo Matos e tendi a orelha dudi escrita por ninguém menos que Antônio Torres, baiano de Sátira Dias – este outro baiano que fez história ao promulgar a lei de abolição da escravatura, quatro anos antes da lei Áurea, ele era então o governador do Ceará – voltando a nossa conversa, Roninho enveredou pelo mundo da Poesia pernambucana, fomos tratar dos poetas de São José do Egito e aí inevitavelmente fomos nos lembrar de Rogaciano Leite. O centenário deste poeta seria de uma intensidade do tamanho de sua importância, mas a pandemia não permitiu tal feito. Resolvi então Roninho, em sua homenagem pela lembrança do autor que tem o poema “Os Trabalhadores” inscrito na Praça Moscou.
Ah, ia esquecendo de dizer que ganhei o livro de poesia de Roninho e vou ler.
Em 1920 nascia no interior de Pernambuco na vila de Umburanas, hoje município de Itapetim, o poeta e jornalista Rogaciano Leite, o ourives da palavra que iluminou e revolucionou a cultura popular nordestina. O poeta amigo de Manoel Bandeira, admirador de Castro Alves e que fincou em um monumento na Praça Moscou o poema “Os Trabalhadores”.
A vida e obra deste gigante completou um século no dia 1 de julho de 2020 e por conta da pandemia, algumas homenagens presenciais foram adiadas, mas muitas homenagens virtuais podem ser vistas por meio da página do centenário dele no face: Centenário Rogaciano Leite. Este pernambucano de alma cearense é um daqueles artistas com a genialidade de um Luiz Gonzaga, que consegue expressar tão bem a realidade local e ao mesmo tempo consegue ser universal.
Jornalista de mão cheia, Rogaciano venceu dois prêmios Esso (hoje, Prêmio ExxonMobil, maior reconhecimento do Brasil no setor). A sua vasta obra rendeu filmes, teses e uma legião de admiradores, mas que por seu talento e importância pra cultura nordestina pode e deve alcançar muito mais pessoas. Deixo com vocês três artigos que contam um pouco do legado deste gigante da nossa cultura, onde vocês podem descobrir as principais obras de Rogaciano e ter o prazer de ler o “germe da Luz, a flor do Pensamento” deste gênio da raça.
✅ http: www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/pernambuco/rogaciano_leite.html
✅ https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/centenario-de-rogaciano-leite-poeta-e-jornalista-revolucionou-a-cultura-popular-nordestina-1.2961112?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=socialshare
✅ https://jcce.com.br/rogaciano-leite-de-onde-veio-por-onde-andou-aonde-chegou/
Viva Rogaciano Leite!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário