Viva São João e as nossas tradições culturais.
Pensou que faltaria o licor da agricultura familiar? Jamais. A Associação Tapera, vinculada à Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor) de Monte Santo, produziu os tradicionais licores de diversos sabores, como jenipapo, umbu, licuri, cajá, amendoim, maracujá do mato, maracujá, abacaxi e maracujá cremoso.
Os produtos estão sendo comercializados com a marca própria da Cooperativa Monte Sabores e contam com o selo da Agricultura Familiar. Mesmo sem as tradicionais festas de rua – devido à pandemia – a expectativa é que neste 2021 as vendas aumentem. É o que afirma a companheira Cleonice Costa, agricultora e uma das produtoras de licor da associação.
“Estamos otimistas. No ano passado, chegamos a produzir 900 litros e, este ano, a gente tá na expectativa de comercializar aproximadamente 2 mil litros de licor. Um licor que a gente produz aqui, com frutos nativos da região e, principalmente, da comunidade. Foi essa produção variada que despertou a gente para produzir licor”.
Quem seguiu o mesmo exemplo da Coopersabor e produziram deliciosos licores foram as cooperativas Coopercuc, localizada no município de Uauá, Coopessba, de Ilhéus, que traz a marca Natucoa, e, também, a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, que administra a marca Bahia Cacau.
Vamos festejar em casa com comidas típicas produzidas pela agricultura familiar e com os nossos deliciosos licores.
Viva São João e as nossas tradições culturais.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário