
Grande parte da burguesia brasileira sempre esteve na contramão das liberdades!
Hoje é o dia de exaltarmos o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Os inconfidentes ficaram marcados na história por ser um movimento que arquitetou a derrubada da colônia portuguesa em Minas Gerais e almejava implantar uma república brasileira.
Existe muita controvérsia sobre o heroísmo de Tiradentes, mas é inegável que o alferes – esse título corresponde, na atualidade, à graduação de subtenente – era o menos despossuído entre os inconfidentes, que contavam com intelectuais e parte da elite mineira descontente com a exploração da Coroa.
Não por acaso, Tiradentes foi o único sentenciado à morte e esquartejado para que servisse de exemplo punitivo aos revolucionários/separatistas da época. O ódio de classe sempre reinou no Brasil.
Desde o Brasil Colônia, os poderosos sacrificam os líderes populares que lutam por independência, liberdade e que querem melhores condições de vida para o povo. Por isso, é importante mantermos viva a chama revolucionária de homens e mulheres iguais a Tiradentes. Até porque nossas lideranças continuam sendo perseguidas e criminalizadas, sinal de que a independência do Brasil não se deu por completa.
Enquanto houver injustiças neste país, haverá brasileiros e brasileiras dispostos a lutar por liberdade plena.
Viva Tiradentes!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário