02 de Novembro – Dia de Finados
No Dia de Finados, a saudade bate mais forte por aqueles entes queridos que tivemos o privilégio de conviver. É um amor que ultrapassa a barreira do tempo e nos faz refletir sobre o quanto é essencial ampliarmos o convívio com as pessoas que estimamos. Nada é mais importante do que a vida ao lado de familiares e amigos.
O Dia de Finados é uma tradição que se consolidou no catolicismo por volta do século X, quando um monge beneditino estabeleceu a celebração em 2 de novembro para homenagear os falecidos. Hoje, a data é adotada por diversas religiões e tornou-se um marco para lembrar aqueles que amamos. Contudo, a prática de prestar homenagem aos mortos não é uma exclusividade cristã, sendo bastante comum desde a Antiguidade.
Por todo o contexto da data, este dia também nos faz refletir sobre a brevidade da vida e sobre a importância de fazer de cada dia um exercício permanente para sermos pessoas melhores e convivermos em harmonia. Parece óbvio, mas, em meio ao auge do capitalismo selvagem, é cada vez mais comum as pessoas escolherem o ter em vez do ser.
Que neste Dia de Finados, as famílias e os amigos possam reviver as melhores lembranças e sentimentos. E que a paz eterna esteja presente em todos aqueles que amamos e que não estão mais entre nós.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário