13 anos da Associação de Quilombolas Viração e Siriquinha
Passei o último sábado nas comunidades quilombolas de Juazeiro dos Capotes, Viração e Siriquinha. Deu gosto de ver, são agricultores familiares muito organizados, as duas associações estão focadas em vencer desafios que irão melhorar muito a qualidade de vida das duas comunidades. Existe uma união entre essas comunidades tradicionais de Jeremoabo que é a fórmula do sucesso.
Como podemos ver no vídeo, Cida relata como se deu a fundação das comunidades. A História de resistência do povo brasileiro é impressionante e precisa ser cada vez mais estudada, difundida e apoiada para que a sociedade de maneira geral tenha o real conhecimento da formação da identidade nacional e evidencie as formas de organização popular e suas lutas, sobretudo quando se diz respeito às comunidades tradicionais e quilombolas.
Participaram do ato os presidentes das Associações do Baixão de Cima, José Valdo (Galego); Juazeiro dos Capotes, Agnailton; Viração e Siriquinha, Cida; o presidente do Sindicato Rural, Marcelo; Seu José, líder do Assentamento Alagoas, lideranças petistas e associados. Durante nossa atividade, relembramos as conquistas que as comunidades têm alcançado através do meu mandato parlamentar e do Governo do Estado. Só faltou a nossa companheira e deputada estadual Fátima Nunes.
A companheira Cida falou da felicidade de ver o progresso chegar com os investimentos na apicultura e demais atividades da agricultura familiar: “a emenda parlamentar do deputado Josias Gomes possibilitou a chegada de 30 kits de apicultura que beneficiaram 35 famílias das comunidades. Anteriormente, a produção de mel era praticamente para consumo próprio, agora temos a possibilidade de ter mais uma fonte de renda. Também recebemos 5 caixas de colmeias do governo do Estado”. Cida me solicitou a implantação de uma Casa de Mel para fortalecer a produção de mel da associação.
As comunidades quilombolas também produzem milho e feijão orgânico com sementes crioulas herdadas de seus antepassados. Eles comercializam os produtos na ARCAS, uma pequena fábrica que fica em Cícero Dantas. Por meio do governo do Estado, a Associação conquistou um trator para transportar a farinha produzida por eles e realizar atividades na lida do campo. No âmbito da caprinocultura, foram entregues 14 mil raquetes de palmas e 30 chiqueiros para apoiar a criação dos animais na convivência com a seca.
O companheiro e presidente da Associação Juazeiro dos Capotes, Agnailton, agradeceu os investimentos realizados na apicultura e solicitou a perfuração de um poço e um gradão para aragem de terras nas comunidades. Também pontuou a necessidade de levarmos mais cisternas. Durante os governos Lula/Dilma, as famílias foram contempladas com as cisternas, mas devido ao crescimento populacional, temos a necessidade de ampliar este benefício. Vou atuar firme para realizar estas conquistas.
João Paulo, técnico da CAR, destacou o quanto melhoramos a qualidade de vida e proporcionamos geração de renda nas comunidades depois das ações implantadas: “foram incrementadas tecnologia para o desenvolvimento das atividades de avicultura, ovinocultura, bovinocultura, apicultura, por meio de implementos agrícolas e assistência técnica. Hoje temos uma estrutura fantástica para criação de animais, produção de mel, farinha – que receberá novos implementos na Casa de Farinha. Todas as comunidades têm sido bastante beneficiadas”.
Gordo de Raimundo, ex-prefeito de Santa Brígida, que estava presente, observou haver muitos jovens dirigentes, e eu acrescento, são preparados, técnicos em agropecuária, pelo menos os que conversei. Ednei Mendonça, o presidente do PT de Ilhéus, estava presente e ficou encantado com os povos quilombolas.
Estar com Cida, Agnailton, Natal, Galego, lideranças comunitárias consolidadas, com Ícaro da Cooperacaju, João Paulo da CAR, Burica, Marcelo do Sindicato e este povo querido foi muito gratificante. Ah, ontem comemoramos os 13 anos da Associação de Quilombolas de Viração e Siriquinha.
Ouviram bem, 13 ANOS, não é mera coincidência. Vem muito mais por aí. Agora, além dos nossos mandatos parlamentares, o Governo do Estado, temos o Lula, um presidente totalmente comprometido com o desenvolvimento das comunidades quilombolas.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário