
24 de fevereiro – Dia Nacional da conquista do voto feminino no Brasil
A história da democracia brasileira está intrinsecamente ligada à luta das mulheres. Um dos capítulos mais importantes dessa jornada aconteceu em 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, quando as mulheres conquistaram o direito ao voto. Muito embora, apenas dois anos depois, o voto feminino tenha se tornado obrigatório.
Podemos afirmar que a democracia brasileira passou a ter um divisor de águas desde que as mulheres adquiriram o direito ao voto. Elas impuseram um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero e pela participação na vida política do país. As pioneiras de 1932 tiveram um papel decisivo para que, 78 anos depois (em 2010), o Brasil tivesse sua primeira presidenta mulher, Dilma Rousseff.
Toda essa linda e brava história de lutas das mulheres está ameaçada pela extrema-direita, dominada pela misoginia e pelos ataques aos direitos conquistados pelas mulheres ao longo do tempo. Com uma mentalidade machista, eurocêntrica e de destruição sistemática dos avanços democráticos, as mulheres, sobretudo as latinas e as dos países em desenvolvimento, são um dos principais alvos dos ultraliberais. Mais do que nunca, precisamos estar unidos para derrotar as forças do atraso.
Nesta data importante, parabenizo as mulheres que lutaram pelo direito ao voto e também todas aquelas que defendem a democracia. Não admitiremos nenhum retrocesso! Democracia sempre.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário