3 de Novembro – Dia da Instituição do Direito ao Voto Feminino!
3 de novembro: celebramos um marco da nossa democracia, o Dia da Instituição do Direito ao Voto Feminino!
Conquistado em 1932, esse direito foi fruto da união de mulheres sufragistas de todas as classes em torno do propósito de exercer o voto. A luta das mulheres persistiu ao longo dos anos para superar a concentração de poder em uma elite masculina, branca e minoritária.
A conquista de 1932, no entanto, ainda mantinha muitas restrições ao voto feminino. Foi somente em 1934 que o Código Eleitoral eliminou essas ressalvas, embora não tornasse o voto obrigatório para as mulheres. A obrigatoriedade do voto feminino só ocorreu em 1946. Diante desse apanhado histórico, percebemos porque, mesmo com os avanços que permitiram ao Brasil eleger a primeira presidenta mulher Dilma Rousseff, além de governadoras, senadoras, prefeitas e vereadoras, a luta continua – para que as mulheres ocupem mais espaços na política e nos centros de poder.
Nós do Partido dos Trabalhadores, implantamos uma democracia interna que possibilita às mulheres ocuparem cargos de direção de forma proporcional. Apoiamos candidaturas femininas nas bancadas legislativas e no Executivo. Contudo, a política nacional ainda precisa aprofundar a representatividade das mulheres. A Agência Pública publicou uma matéria sobre as eleições de 2024: quase 9 em cada 10 prefeitos eleitos são homens; 66% são brancos; e apenas 13% dos eleitos são mulheres.
Diante dos dados apontados acima, entendemos por que a maioria dos parlamentares e governadores é majoritariamente composta por homens brancos e pertencentes à classe dominante. Fica claro que a luta das sufragistas, iniciada nos anos 1930, ainda enfrenta muitas barreiras e precisa ser abraçada por todos os setores da sociedade, já que as mulheres são maioria no Brasil e estão sub-representadas. Mais do que uma questão de gênero, essa luta fortalece a nossa democracia.
Parabenizo todas as nossas companheiras de luta que militam diariamente por um país com oportunidades iguais para todos. Um Brasil sem misoginia e sem feminicídio. Viva a luta das mulheres!
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário