Apoio do Estado já beneficiou 41.490 famílias de agricultores!
Depois que os governos de Lula e Dilma chegaram ao poder, a vida das pessoas do campo mudou. Os constantes investimentos no Luz Para Todos, cisternas, saneamento básico, acesso ao crédito, assistência técnica, além de maquinários e insumos, criaram uma nova realidade no universo dos pequenos produtores.
Na Bahia, mesmo depois do golpe, os governos do PT asseguraram as políticas públicas por meio de investimentos do Estado e parcerias com instituições internacionais como Banco Mundial e programas da ONU.
Nos últimos cinco anos criamos a Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde foram selecionados 1.249 projetos de empreendimentos familiares, totalizando investimentos conveniados e a conveniar de R$ 539 milhões, beneficiando diretamente 41.490 famílias.
A agricultura familiar baiana tem empoderado as mulheres e homens do campo e de comunidades tradicionais. Adotamos modelos agroecológicos, o que representa alimentação saudável e valor agregado dos produtos. As nossas cooperativas têm se agigantado nos mercados e as perspectivas são bastante positivas.
Hoje temos a maior Feira de Agricultura Familiar do Brasil. Nos planejamos para superar o “novo normal” no cenário de pandemia. Implantamos o Viva a Feira e Feira Segura com padronização dos nossos mercados municipais e barracas, garantimos prevenção ao covid-19 e estrutura ideal aos feirantes e consumidores. Abrimos o edital Juntos Para Alimentar a Bahia com recursos de R$ 15 milhões para atender 10 mil famílias de agricultores familiares na produção de alimentos. Dessa maneira, garantimos soberania alimentar dos baianos e aquecemos as economias dos municípios.
Tudo isso e muito mais só é possível com governos que gostam de cuidar das pessoas e têm orgulho de ver nossa gente brilhar alto.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário