SDR/CAR revoluciona ainda mais a cultura cacaueira!
A equipe da SDR/CAR colocou o pé na estrada e fomos acompanhar de perto ações poderosas na região do Baixo Sul. Juntamente com o Consórcio de Desenvolvimento do Baixo Sul (Ciapra), prefeitos e agricultores familiares da região, realizamos um evento de Sensibilização do Projeto Cacau+ que chegou com a missão de revolucionar ainda mais a cultura cacaueira.
Os prefeitos e agricultores ficaram entusiasmados com o nosso Sistema de Informações Rurais (SIR) que será fundamental no fortalecimento do Projeto Cacau +. O propósito do projeto é aumentar a produtividade, com a ampliação da assistência técnica e, com isso, aumentar a renda das famílias agricultoras. Atualmente, 50% dos produtores de cacau da região cacaueira são da agricultura familiar, portanto, todo o investimento nesse segmento resulta no aumento da produção e da renda dessas famílias produtoras.
Os nossos estudos apontam que com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, aumentamos a produtividade e rentabilidade dos agricultores. A elevação da produção de cacau saltou de 10 a 45 arrobas por hectare para 80 arrobas por hectare ao ano. Investimos em ações como implantação de viveiro para produção de mudas, manejo, controle de pragas, polinização, adubação, manejo pós-colheita, crédito, rastreabilidade e assistência técnica.
O crescimento do rural do Baixo Sul cresce a olhos vistos. Na agroindústria temos o exemplo da Associação de Desenvolvimento do Baixo Sul (Adebasul), localizada em Gandu. Através da estrutura que montamos atingimos a capacidade de beneficiar até 16 mil quilos de frutas por dia. Inicialmente irá processar entre 4 a 5 mil quilos por dia e beneficiar diretamente 200 famílias, chegando a atender indiretamente cerca de 400 famílias do Baixo Sul, que produzem frutas como graviola, cupuaçu, cajá, cacau, açaí, maracujá, acerola, goiaba, manga e já tem convênio para o fornecimento às empresas privadas e para o mercado institucional, em programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE). A unidade trabalha ainda com a comercialização de aipim à vácuo.
O cooperativismo do Baixo Sul tem se destacado a nível estadual: a Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu (Coolerg), que também fica em Gandu, garante uma autonomia de mais de 2.500 litros por dia, na produção de iogurte, queijo mussarela, queijo coalho e leite pasteurizado. Tanta pujança no rural merece um Mercado à altura do município e estamos investindo na revitalização do Mercado Municipal da cidade.
O Baixo Sul é modelo no desenvolvimento da mandiocultura, fruticultura, cacauicultura e piscicultura, dentre outros. São 1.620 famílias atendidas com assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio de chamadas públicas da Bahiater, Ater Agroecologia e Ater Mulher. Serão realizadas a regularização fundiária de mais 1.000 famílias do território, além de outras ações que estão em curso, como a regularização e titulação de áreas urbanas e suburbanas das sedes dos municípios e crédito fundiário, que já tem experiências exitosas na região.
A comitiva da SDR retorna a Salvador ainda mais motivada a desenvolver os 27 territórios da Bahia. O trabalho é a melhor ação para superarmos cenários de crise e melhorar a vida do povo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário