Assistência Técnica beneficia 5.400 agricultoras familiares de 60 municípios!
O Bahiater tem realizado trabalho fantástico de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em nosso Estado. E uma das ações que vem colhendo bons resultados é a ATER Mulheres, trabalho focado no desenvolvimento agrário das agricultoras baianas. Nós já conseguimos beneficiar 5.400 agricultoras familiares em comunidades rurais de 60 municípios, de 11 Territórios de Identidade da Bahia.
A superintendente da Bahiater, Celia Watanabe, relata a importância desse trabalho junto às nossas agricultoras: “A ATER Mulheres visa atender as especificidades do trabalho que elas desenvolvem, considera a visão das agricultoras sobre a unidade produtiva familiar, o cuidado com os recursos naturais e a produção de alimentos saudáveis. É uma assistência técnica que apoia a diversificação da produção, que busca fortalecer a autonomia econômica, com base no reconhecimento e na valorização do trabalho das mulheres rurais”.
Com o apoio do ATER Mulheres, as agricultoras têm aumentado suas rendas e vislumbram a constante evolução da produtividade dos alimentos, o que proporciona – num futuro próximo – ainda mais renda e dignidade para essas lutadoras do campo.
Beatriz, que reside no município de Irará, fala da sua experiência no projeto: “Aprendi a trabalhar na roça com meus pais. Desde cedo, eu os ajudava a capinar e depois a plantar. Hoje, com a assistência técnica que venho recebendo, cada dia vou aprendendo algo novo que eu não sabia pra fazer na minha roça”.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário