
Dia Internacional da Educação!
No Dia Internacional da Educação lembramos Anísio Teixeira, baiano de Caetité e grande revolucionário da educação brasileira, que em meados do ano passado completou 120 anos, nunca é demais lembrar que heróis populares são imortais. Anísio viajava para grandes centros educacionais como Espanha, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos pra adquirir experiências de modelos educacionais que democratizassem de forma qualificada a educação brasileira.
Os pilares construídos por Anísio levaram educação para os quatro cantos do Brasil e deu acesso educacional a milhões de famílias de baixa renda por meio da escola pública. Se hoje temos filhos do povo como professores, doutores, intelectuais e pessoas emancipadas, devemos isso à educação, fruto de muito trabalho dos embaixadores da educação iguais a Anísio. Os regimes totalitários são inimigos da educação, maior força dos povos. Tanto que durante a ditadura militar dos anos 60, Anísio Teixeira foi perseguido e teve seus direitos políticos cassados.
Assim como no passado obscuro ditatorial, hoje estudantes e educadores são perseguidos pelo desgoverno de Bolsonaro, o que fere de morte o presente e o futuro do país. Nós colocaremos um ponto final nos inimigos do conhecimento. A educação voltará a ter a importância que teve nos governos Lula/Dilma. Os avanços se deram desde o ensino primário até às universidades. Sabemos que não teremos uma pátria livre sem uma educação emancipadora. E nesta data mais que especial, parabenizo a todos e todas que lutam pela educação brasileira, principalmente os nossos sábios e bravos professores e professoras.
Viva a Educação brasileira!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário