Delícias com frutas típicas da caatinga!
Este é mais um projeto apoiado pelo Pró-Semiárido que tem incentivado os agricultores a valorizarem as riquezas naturais dos seus biomas. No município de Caém, o grupo Sabores da Caatinga tem conseguido resultados maravilhosos com o processamento das frutas locais produzidas nos seus próprios quintais.
O projeto viabilizou a aquisição de equipamentos, as capacitações do grupo e agora irá iniciar a reforma de estrutura doada ao grupo para adequar o espaço às normas sanitárias. O cardápio montado pelo grupo tem licores, doces, geleias, cocadas, polpas e picolés. Estas delícias com frutas típicas da caatinga têm tido grande aceitação do público e é comercializado em feiras livres, eventos, sob encomenda, e pelas redes sociais.
A companheira e agricultora Elionara Souza mostra o quanto o projeto é promissor: “Nosso objetivo principal é mostrar para as famílias que elas podem aproveitar os frutos dos seus quintais e com isso verticalizar a produção, melhorar a sua renda e a qualidade de vida do/da agricultor/a”.
Parabéns, grupo Sabores da Caatinga! É muito positivo quando as comunidades rurais valorizam suas riquezas locais, além do ganho econômico, estimulamos a preservação dos biomas, e, também reeducamos os hábitos alimentares da população, que passam a consumir produtos naturais com o sabor e marca da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário