Apoiamos esta causa por um Brasil inclusivo e solidário!
A data de hoje visa consolidar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos: construção da igualdade e solidariedade para todos os cidadãos. Além destes princípios, a palavra de ordem pra evoluirmos neste tema é acessibilidade.
A maioria das cidades e comércios brasileiros não estão adaptadas para os deficientes visuais, o que compromete o direito de ir e vir destes cidadãos. Vejam este depoimento do músico Joabson do Nascimento, dado ao jornal FOLHA (PE), que tem glaucoma congênita em ambos os olhos desde a infância.
Joabson contou que os buracos nas ruas e calçadas são os seus principais obstáculos ao trafegar nas ruas do Recife. “Falta acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Como já nasci sem enxergar e sou bastante autônomo, tenho noção dos locais onde tenho que desviar, mas muitos precisam da ajuda de outras pessoas para andar e atravessar as ruas”.
A cegueira ou deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da visão, seja por consequências congênitas (no nascimento) ou adquirida ao longo da vida. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. É preciso avançarmos em políticas públicas que contemplem estes milhões de brasileiros!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário