Vamos à luta nas ruas e nas redes
O gabinete do ódio bolsonarista dobra a aposta em burlar as ferramentas digitais como meio de propagar mentiras, ódio e ampliar a sua atuação nefasta na sociedade. Pedro Barciela, especialista em monitoramento e análise de redes sociais, denunciou que Bolsonaro “ganhou” 31 mil seguidores no Twitter em apenas um dia.
O que fazer? Além de denunciar as práticas criminosas do gabinete do ódio, o campo progressista precisar estar ciente de que o debate político não pode ficar alienado aos meios digitais. É quase impossível competir com quem abusa do poder econômico, pisa na lei e ainda por cima atua na base da mentira e explora o ódio e fragilidade das pessoas nas redes.
Historicamente, a esquerda nunca esteve em pé de igualdade com a direita em termos de alcance das massas por meio da comunicação. Primeiro porque quem detém o domínio dos meios: TV, Rádio, Jornal e Revistas é o grande capital, que controla quem precisa ser defendido, elogiado e quem é atacado. As mídias digitais é uma excelente ferramenta de contraposição a este poder quase que monárquico dos grandes meios, no entanto, não é e nem deve ser a única forma de luta dos setores progressistas.
Por isso é tão importante intensificar os Comitês Populares de Luta. A imensa maioria da sociedade vive uma espécie de pós-guerra depois da covid e diante do desgoverno Bolsonaro, a guerra continua, porque sofremos diariamente a tragédia ocasionado pelos milicianos. Existe uma grande frustração coletiva com a política que só pode ser dissolvida pelos próprios trabalhadores e trabalhadoras e sociedade civil organizada.
É importantíssimo estarmos ativos nas redes, mas este mesmo engajamento precisa acontecer em cada bairro, comunidade, família, no trabalho. Precisamos dialogar com a população e desarmar mentalmente as pessoas contra discurso de ódio disseminador da desesperança, do punitivista, e, sobretudo, desfazer a grande mentira orquestrada pela milícia digital contra Lula e a esquerda de maneira geral.
Vamos à luta nas ruas e nas redes. Temos um legado a defender e o compromisso de resgatar o esperançar das pessoas.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário