PT Rondônia – Tempos de Luta
Rondônia foi a minha primeira grande experiência como dirigente do Partido dos Trabalhadores. Tive a honra de ter sido Secretário de Organização entre 1983/84 e Secretário Geral em 1985/87. Em paralelo à luta estadual encampamos a bandeira nacional das “Diretas Já”, onde fui coordenador deste grande movimento de redemocratização do Brasil.
Em 1985, fui o candidato a vice-prefeito na chapa do PT para a Prefeitura de Porto Velho, na primeira disputa eleitoral pós-ditadura nas capitais brasileiras. Ainda em Rondônia, organizamos em 1986 a primeira greve de funcionários públicos do Estado e, no mesmo ano, coordenei a campanha do candidato a governador pelo PT.
Imaginem vocês, diante de todas as adversidades, precariedade de recursos, o PT Rondônia conseguir eleger deputados e se firmar como o mais importante partido de esquerda no Norte do país. Depois de termos atravessados duas décadas de forte ditadura e ainda estarmos sob regime ditatorial, foi um feito extraordinário do nosso povo alcançarmos as primeiras vitórias eleitorais da classe trabalhadora.
O companheiro Chico Mendes deixou um aprendizado essencial aos nortistas a respeito da nossa causa: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.” O PT era o sol catalisador dessa construção do novo homem e da nova mulher, em essência, da nova sociedade que acreditamos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário