Assista ao filme: Argentina 1985
Eu acabei de assistir ao filme “Argentina 1985”, por sugestão de Pedro Igor. Mesmo tendo em mente as lembranças daquele histórico julgamento, confesso que me emocionei vendo este filme.
A Argentina foi pioneira no julgamento de militares membros dos governos ditatoriais. A coragem e determinação dos promotores públicos Julio Strassera, Luis Moreno Ocampo e sua brava equipe de jovens assistentes foram decisivas para processar e julgar os ditadores sanguinários, tudo isso logo após a redemocratização.
O filme dialoga com o momento que estamos vivendo no Brasil. O desgoverno genocida e militarizado de Jair Bolsonaro cometeu crimes contra a humanidade e a democracia. Se fizermos um paralelo com a Argentina, que teve a ditadura mais sangrenta da América do Sul, tutelada pelos EUA, a ditadura Bolsonarista matou ainda mais.
Perdemos centenas de milhares de vidas na pandemia por ação e omissão de Bolsonaro e seus cúmplices. A matança dos indígenas é outra prova inconteste de genocídio. O índice de miséria absoluta proveniente da política da morte do Capitão adorador de Ustra, matou incontáveis brasileiros de fome. O aparelhamento de setores do Estado impostos por Bolsonaro é típico de ditaduras. Sofremos a ditadura miliciana.
Não podemos esquecer que toda essa tragédia foi iniciada pela ditadura lavajatista e, ao invés de Moro e Dallagnol frequentarem o banco dos réus, se tornaram parlamentares, um tapa na cara da democracia brasileira.
O Brasil deveria ter realizado seu capítulo “1985” desde a redemocratização, mas na época a escolha foi anistiar os ditadores criminosos. O próprio Bolsonaro emergiu do bojo milico e causou os danos que conhecemos.
O erro não pode se repetir! Punição já para os detratores da democracia! #SemAnistia. Assistam ao filme “Argentina 1985” e compreendam por que precisamos fazer o dever de casa. #DitaduraNuncaMais
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia Vice-Líder do PT na Câmara Se concorda, compartilhe!
📌 Siga-me em:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário