Vamos juntos com Lula reconstruir o Brasil
Junho é o mês do nosso amado São João, e é o mês em que completaremos o primeiro semestre do governo Lula. Os desafios são imensos; herdamos um país com graves crises política, social e econômica. Enfrentamos a tentativa de golpe frustrada com 8 dias de governo. Além disso, no Congresso, enfrentamos boa parte da oposição desconstrutiva, interessada no quanto pior melhor. Diante da conjuntura, temos muito a avançar e também podemos comemorar grandes vitórias.
Não é exagero dizer que houve o desmonte da Máquina Pública durante o período de trevas bolsonarista, fato confirmado pelos grupos de transição. As políticas vitoriosas conquistadas desde a redemocratização e, sobretudo nos governos do PT, foram dizimadas. Não por acaso, o Brasil se tornou um pária internacional nos temas da Pandemia, Meio Ambiente, Relações Internacionais e Direitos Humanos. Sofremos os maiores retrocessos na saúde, educação, cultura, no social e nos direitos trabalhistas. A economia mergulhou em queda livre e desemprego atingiu em cheio a classe trabalhadora.
A constatação que fica do Brasil nos 4 anos de Bolsonaro é a de que ele queria vender o país a toque de caixa. Praticamente todas as medidas do desgoverno lesaram o país, e os maiores prejudicados foram milhões de brasileiros, entre eles, 33 milhões que voltaram a conviver com o calvário da fome.
Nenhum presidente consegue causar tanta destruição sem ceder privilégios e empoderar outros poderes. Se, por um lado, Bolsonaro atacou o Estado, milhões de brasileiros, o STF, a imprensa, movimentos sociais e demais entidades da sociedade civil, com outra mão deu poder em demasia a parte do Congresso que o apoiou em muitas de suas empreitadas antinacionalistas e preservou seu mandato de horror, ao engavetar 550 pedidos de impeachment assinados por organizações e partidos políticos. Foi um governo maquinado para os super ricos.
Não se pode fazer um balanço do governo Lula sem dissociar a gravíssima crise produzida pelo horror do golpe aprofundado pelo Miliciano que ocupou a presidência. Todo governo se desenvolve a partir da realidade objetiva da conjuntura herdada.
Nos quase 6 meses de governo Lula, tivemos que desfazer todos esses retrocessos citados acima. Praticamente tivemos que refundar o Estado. Não fosse a experiência do presidente Lula para montar uma grande frente democrática para iniciar a reconstrução do país, os avanços alcançados não seriam possíveis. As derrotas que absorvemos nesta jornada ainda são sintomas da anomalia provocada pelo desequilíbrio de forças do poder executivo e legislativo, e ainda, pela baixa adesão popular em alguns temas fundamentais como o Marco Temporal.
Diante de todo o contexto, podemos bater no peito e dizer em alto e bom som que o Brasil Voltou: o respeito e a credibilidade internacional foram recuperados pela atuação e prestígio do Lula. Conseguimos vitórias significativas com o fim da paridade de preço praticado pela Petrobras. Derrubamos os preços dos combustíveis e do gás de cozinha. Nessa esteira, também conseguimos reduzir a inflação, o preço da carne, da cesta básica e o custo de vida.
Depois de encontrarmos uma terra arrasada, praticamente em tempo recorde retomamos os programas que são carros-chefes do governo Lula, todos eles melhorados e ampliados: o Minha Casa, Minha Vida; Mais Médicos e Farmácia Popular, com inclusão dos beneficiários do Bolsa Família. Garantimos um Bolsa Família turbinado, com uma média de ganho de praticamente meio salário mínimo. Temos de volta o Brasil Sorridente, o PAA; o reajuste da Merenda Escolar, depois de anos congelado. O Fundo Amazônico voltou a receber investimentos internacionais, assim como as missões do Lula com chefes de Estado renderam investimentos estrangeiros de quase R$ 100 bilhões.
Retomamos mais de 14 mil obras paradas pelo desgoverno. E não há como não se emocionar com a recriação do Ministério da Cultura, que conta com um orçamento de mais de 10 bilhões. O Brasil voltou a investir em Ciência e Tecnologia. Reimplantamos com excelência a Campanha Nacional de Vacinação. Nosso governo conta com 37 ministérios, sem aumento de despesa, sendo alguns inéditos, como o dos Povos Indígenas. Aprovamos o novo Regime Fiscal Sustentável, que permitirá ao país investir em áreas estratégicas sem se endividar. Socorremos os endividados na pandemia com o programa Desenrola Brasil, para limpar os CPFs negativados.
Lula voltou a fomentar a indústria e a agricultura para gerar empregos no campo e na cidade, e distribuir riquezas. Em apenas 6 meses de governo, nosso PIB saltou para a 4ª melhor posição do mundo no último trimestre, com um crescimento recorde nos últimos anos de 1,9%. Tudo isso só foi possível graças ao pulso firme do presidente Lula, sua sensibilidade social, experiência de gestão e apoio da bancada petista e dos partidos aliados. Diante do caos existente até 31 de dezembro do ano passado, conquistamos vitórias significativas.
Em 6 meses, recolocamos o Brasil nos trilhos. O futuro é promissor, mas precisaremos de uma maior participação popular na vida política do país. Sempre falamos que vencer a eleição seria apenas o primeiro passo. Por isso, Lula lançou o Programa de Governo Participativo. Precisamos lutar para implementar cada política pública e tomar as decisões que farão do nosso país a Pátria Mãe que acolhe a todos e é respeitada no mundo inteiro!
Vamos juntos com Lula reconstruir o Brasil.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook:
https://facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário