18 de julho – Dia Internacional Nelson Mandela, o líder dos povos oprimidos!
Nelson Mandela é um dos maiores ícones políticos de todos os tempos, sobretudo para os povos oprimidos e a Mãe África. Por toda a sua trajetória de vida e luta política, em novembro de 2009, a Organização das Nações Unidas – ONU determinou a data de nascimento do líder sul-africano, 18 de junho, como o DIA DE MANDELA.
Neste dia, exaltamos a vida e o legado político de Mandela, além da proteção dos direitos humanos, a igualdade entre as raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade. Madiba (nome do seu clã) ou “Tata” (“Pai”) é uma das maiores inspirações na luta pela libertação dos povos.
Liberdade que precisa ser conquistada diariamente, visto que o capitalismo selvagem, concentrador de renda, racista, homofóbico, patriarcal e excludente avança na direção contrária de tudo que representa civilização e liberdade. Os mesmos que se acham donos do mundo e prenderam Mandela por 27 anos, não titubearam em prender Lula e o ativista e jornalista Julian Assange, também não recuam em suas escaladas bélicas e exploração dos trabalhadores e países em desenvolvimento.
O Dia de Mandela, antes de tudo, nos encoraja a lutar pelo mundo que ele sonhou: “Ser livre não é apenas quebrar as próprias correntes, mas viver de uma maneira que respeite e aumente a liberdade dos outros”. Viva Nelson Mandela!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário