A procissão de São Bartolomeu, padroeiro de Maragogipe, está guardada em meu coração!
Já passava das 19 horas quando a procissão de São Bartolomeu, padroeiro de Maragogipe, alcançou a igreja matriz, encerrando um longo percurso de fé e devoção. Em cada esquina, era possível sentir a presença do santo, tão enraizado na cultura maragogipana que seu nome e imagem adornam estabelecimentos comerciais, logradouros públicos e as paredes das casas.
Essa procissão é um rito que atravessa gerações, uma tradição que se mantém viva desde tempos imemoriais. Embora o dia oficial de São Bartolomeu seja 24 de agosto, a procissão acontece sempre na última segunda-feira do mês, reunindo uma multidão de fiéis que percorrem ruas antigas, ladeadas por casarios coloniais que testemunham a história da cidade.
Dentre os simbolismos que cercam o santo padroeiro nesta data magnífica, está o roteiro por onde passa a procissão na belíssima e histórica Maragogipe. Temos a Ladeira da Igreja de São Bartolomeu, as Ruas Geny de Morais, Siqueira Campos; a charmosa Rua do Rio, a Rua Visconde de Macaé, a icônica Rua São Bartolomeu, que homenageia o santo padroeiro, as Ruas Areal, Porto do Açougue, Enseada, Gel, Felipe de Melo, o famoso Largo Sebastião Pinho e a Rua 16 de Fevereiro. O trajeto ainda contempla as Ruas Bartolomeu Gato, Caminho do Gai, a tradicional Rua Barão do Rio Branco, as acolhedoras ruas do Saboeiro e Porto, além da lendária Rua Marechal Deodoro, Praça da Conceição (retornando), General Pedra, Praça Cons. Antônio Rebouças, e Matriz.
Vale destacar que, em Maragogipe, existem terreiros de Candomblé, que professam a religião de matriz africana, igrejas evangélicas e 77 igrejas católicas, uma prova da fé cristã do povo maragogipano. Todos celebram São Bartolomeu de forma respeitosa e harmoniosa. É lindo de ver.
Entre os presentes, destacavam-se o prefeito Valnício Armede, acompanhado da primeira-dama, Indila Assis, e do vice-prefeito, Dr. Ademar, com esposa, de mim, deputado federal, de Eduardo Sales, deputado estadual, de meu filho Pedro Igor, além dos vereadores Ricardinho de França, Alongado, Helder Araújo, Jailson da Enseada, e os candidatos a vereador Enadio Careca, Marcelo Borges, Roque do Trator e Fernandinho do São Roque do Paraguaçu, todos acompanhados de suas famílias.
O brilho da procissão foi realçado pelas centenárias filarmônicas Terpsícore Popular, fundada em 1882, e a Filarmônica 2 de Julho, de 1889. Detalhe: Terpsícore é o nome da musa grega da dança. As filarmônicas trouxeram aos ouvidos dos fiéis dobrados e hinos religiosos que ecoavam pelas ruas, guiando os passos e as orações da multidão.
Em determinado momento, quando passávamos pela Igreja de Santo Antônio, uma bela casa do início do século XX chamou minha atenção. Essa casa, me informou Chiquinho, secretário de Cultura, pertenceu ao poeta e funcionário da Câmara de Vereadores, Maninho Borba, pai de Ada Maria, esposa do compositor maragogipano Edil Pacheco. Hoje, a casa é patrimônio das três filhas de Maninho: Ada Maria, Ceçe Borba e Fátima Borba, guardando em suas paredes a memória de uma família ligada à cultura da cidade.
Ao passar pela casa do vereador Ricardinho de França, fizemos uma breve pausa para um gole de água. Porém, para nossa surpresa, fomos recebidos por Rafaela, esposa do vereador Ricardinho, com uma mesa farta: moqueca de sururu, arraia e um catado de siri. Um verdadeiro banquete que não pudemos recusar e que nos deu forças para continuar o caminho de volta à procissão, cheios de gratidão.
Para a elaboração deste relato, contei com a colaboração inestimável de Chiquinho, secretário de Cultura, que conhece a história de Maragogipe como ninguém, e de Ana Cláudia, nossa eterna secretária de Educação, cujas memórias enriqueceram cada detalhe dessa caminhada de fé. Quanto mais aumento os laços de fraternidade com o povo de Maragogipe e a sua rica história, maior é o meu orgulho de ser cidadão maragogipano.
Guardarei a procissão de São Bartolomeu em meu coração como um dos momentos mais belos de minha vida. Reforço minha eterna gratidão a este povo querido. Viva São Bartolomeu! Viva Maragogipe!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário