Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas e realizam parcerias estratégicas entre os dois países
Brasil e China completaram 50 anos de relações diplomáticas em 2024. O encontro entre os chefes de Estado, Lula e Xi Jinping, não poderia ter ocorrido em momento mais oportuno, coincidindo com a realização do G20 no Brasil. Brasileiros e chineses firmaram diversos acordos em áreas estratégicas para celebrar este ano emblemático, apontando o caminho glorioso rumo ao centenário das relações diplomáticas entre os dois países.
O presidente da China, Xi Jinping, foi recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente Lula no Palácio da Alvorada. Os chineses são os maiores parceiros comerciais do Brasil. Somente de janeiro a outubro deste ano, o comércio bilateral alcançou mais de 136 bilhões de dólares. Para fortalecer essa relação bem-sucedida, Xi Jinping e Lula assinaram 37 atos e anúncios em áreas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura.
A China é um exemplo para o mundo na construção de uma sociedade mais justa, desenvolvida e solidária. Em 75 anos de revolução, os chineses retiraram 850 milhões de pessoas da pobreza, protagonizando o maior processo de ascensão social da história da humanidade. Durante esse processo transformador, a China tornou-se uma das maiores potências econômicas, sociais, científico-tecnológicas, culturais, educacionais e militares do planeta.
Diante da grandiosidade da parceria Brasil-China, podemos compreender a importância de termos um presidente capaz de reposicionar o país no cenário global. O fortalecimento das relações diplomáticas firmado entre Lula e Xi Jinping terá um impacto decisivo na reconstrução nacional, consolidando uma das relações bilaterais mais potentes do mundo e trazendo conquistas significativas para ambas as nações e seus povos.
Vida longa à relação Brasil-China! Um novo mundo multipolar é possível, capaz de enfrentar os desafios econômicos, superar a pobreza, acabar com a exploração do homem pelo homem e lidar com as intempéries climáticas. Basta de guerra e imperialismo! O século XXI deve ser o século da cooperação, fraternidade e libertação dos povos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário