O São João é um sentimento
Chegamos à véspera do dia oficial do São João, 23 de junho, o ponto alto da festa mais amada e celebrada pelo povo nordestino! São João é sentimento, abraço fraterno, fogueira, comida típica, quadrilha junina, ornamentação tradicional, as melhores bebidas e comidas típicas que existem. E, claro, aquele arrasta-pé com um forró raiz arretado.
O “vil metal” nem o ego de algumas pessoas podem se sobrepor às nossas tradições juninas. É nosso dever proteger os artistas nordestinos que ajudaram a construir a melhor festa regional do mundo. A tradição não se constrói da noite para o dia, mas, se não preservarmos este patrimônio imaterial, ela pode desaparecer rapidamente.
Queremos festa junina com tudo a que temos direito. E a trilha oficial desta celebração maior dos nordestinos é o nosso forró raiz, o baião, o xaxado, as bandas de pífanos, sempre nos palcos principais e em horários dignos, porque eles são os verdadeiros protagonistas da nossa história junina. De Gonzagão a João Gomes, são eles que cantam e interpretam o sentimento do nosso povo.
Viva o São João! Salve as festas juninas!
Josias Gomes
Devoto de Padim Ciço e orgulhoso de ser nordestino.
