Programa Parceria Mais Forte!
O Programa Parceria Mais Forte fortalece os laços dos diversos vetores do desenvolvimento rural.
No início da última semana, reuniu a Biofábrica e parceiros de diversos órgãos do Estado, Prefeitura, Banco do Nordeste, além do Colegiado Territorial Litoral Sul e o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica.
O objetivo do encontro é planejar e promover o sistema produtivo do cacau em transição agroecológica, traçando um comparativo das práticas agronômicas relatadas pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
O tema central do seminário foi o manejo como fator determinante da produtividade no sistema agroflorestal cacau-cabruca e indicadores técnicos para renovação de áreas de cacaueiro, como a do Instituto Cabruca Produção de cacau-cabruca sob manejo agroecológico.
De acordo com o companheiro e diretor-presidente da Biofábrica da Bahia, Lanns Almeida, “a reunião mostrou ainda mais o fortalecimento da estrutura de Ater, com todas as políticas públicas sendo executadas e sincronizadas na base”.
Foi um encontro com boa representação de prefeituras, prestadoras de Ater, da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), todas se organizando para esse processo de transição, com a capacitação dos agricultores.
Parabenizo a todos por essa bela ação. É um grande feito reunir poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada, e representantes cacaueiros.
Dessa maneira, fortalecemos a cadeia produtiva da cultura do cacau sem perdermos de vista a questão agroecológica, que é uma das principais bandeiras da Bahia.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário