A Bahia é líder nacional na produção de energia eólica!
A Bahia é líder nacional na produção de energia eólica!
Atualmente, somos responsáveis por mais de 30% da produção de energia renovável no país no ano de 2019. Este setor movimenta cifras bilionárias: dados oficiais da SDE apontam que houve investimento no estado de R$ 20 bilhões e totalizamos a geração de 32,2 mil empregos.
Entre as principias vantagens desta fonte de energia limpa está: a sua capacidade de renovação; não emite gases poluentes nem gera resíduos; diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE). Este tipo de atividade ainda permite outros usos e utilizações da propriedade como a agricultura e a criação de gado. Somados a isto, aquece o mercado de trabalho formal e ainda traz benefícios aos proprietários das terras onde os parques são instalados.
O Governo da Bahia e empresas parceiras tem ampliado ano a ano este tipo de empreendimento nos municípios baianos. Por todos os valores que agregam a implantação de parques eólicos tem sido um importante ativo no desenvolvimento das cidades contempladas. Tucano, cidade do Sertão baiano será a mais nova contemplada com esta política exitosa.
O Governo do Estado já assinou o protocolo de intenções com AES Brasil. Os recursos a serem aplicados giram em torno de R$ 1,5 bilhão. Calcula-se que a nova operação gere entre 500 e 600 empregos diretos no pico das obras, que estão previstas para começar no início de 2021.
Os ventos do progresso estão próximos de Tucano!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário