
A nossa luta pelo Meio Ambiente é constante e deve ser cada dia mais forte
Depois do que aconteceu no Senado Federal, na Comissão de Infraestrutura, no Dia Mundial do Meio Ambiente, não poderia deixar de homenagear quem já tem lugar na História, tanto na luta ambiental quanto política: nossa ministra Marina Silva. Ela é a expressão máxima do legado iniciado pelo companheiro Chico Mendes.
Vi nascer a luta ambiental no coração do Norte do país, quando morei e militei no PT de Rondônia. Conheci de perto o engajamento dos seringueiros – tantos bravos companheiros e companheiras – numa causa que começou singela e hoje conquistou o mundo. Na época, falar em defesa do Meio Ambiente era raro e, ao mesmo tempo, mortal. Mas Marina nunca se deixou intimidar: ergueu a voz contra coronéis e interesses de poderosos, tanto daqui quanto de fora.
Indigno-me ao ver que, mesmo depois de perdermos Chico Mendes (brutalmente assassinado), além de incontáveis ambientalistas e populações tradicionais, e testemunharmos o ecocídio provocado pelo desgoverno Bolsonaro, ainda precisamos unir mais vozes para apoiar Marina Silva e a política ambiental tão bem conduzida sob sua direção e a do presidente Lula.
A data de hoje existe exatamente para reafirmarmos todos os compromissos com a defesa do Meio Ambiente e a construção de uma nova ordem socioambiental e econômica, baseada na sustentabilidade. Como já afirmei: Marina representa a história viva da luta ambiental no Brasil e no mundo. Representa os povos da floresta, os valores da democracia e da resistência. É uma mulher negra, amazônica, que chegou ao centro do poder por mérito, coragem e compromisso com as futuras gerações.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário