Ação para ampliar a soberania alimentar!
O governo do Estado tem acionado todos os mecanismos possíveis para ampliar a soberania alimentar na Bahia. A crise sanitária e econômica agravada pelo governo federal provocou uma alta substancial no preço dos alimentos. As ações do Parceria Mais Forte visam aumentar a oferta de alimentos no Estado e frear o impacto na alta de alguns produtos essenciais na alimentação. E na outra ponta, gerar emprego e renda no campo.
Queremos qualificar a execução das políticas públicas para produzir 1,31 milhão de toneladas de alimentos até 2022. A ideia de partilhar nosso planejamento com os movimentos sindicais é que eles são parte integrante desse processo desde o início. Reafirmamos o compromisso da SDR. Em cada região tem um sistema produtivo que tem um protagonismo, e é com esse olhar que estamos direcionando nossas ações para que, de fato, os agricultores garantam sua renda e a população seja assistida com alimentos de qualidade a preço justo.
Partindo dessas premissas, apresentamos estratégias do Parceria Mais Forte a federações dos trabalhadores rurais com objetivos de juntos ampliarmos produção de alimento da agricultura familiar. Nós vamos intensificar a prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), requalificação de agroindústrias, regularização fundiária, crédito rural, distribuição de insumos, comercialização de produtos, entre outras fontes. Dessa forma, é importante ampliar também a articulação entre os mais diversos sujeitos sociais que executam políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento dos municípios baianos.
É a Bahia unida e atuante de forma estratégica para superarmos as adversidades que o Brasil inteiro atravessa. Venceremos!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário