Até quando, FIFA? Racismo é crime e não pode ser tolerado no futebol
O influenciador estadunidense IShowSpeed é vítima de racismo pela segunda vez na Copa do Mundo. As duas violências foram cometidas por criminosos argentinos disfarçados de torcedores. Mesmo com os olhos do mundo inteiro voltados para a competição mais importante do futebol, os racistas se sentem à vontade para cometer esse tipo de crime deplorável.
O jovem negro Speed vem de origem humilde, mas, por meio do seu trabalho e carisma, conquistou 57 milhões de inscritos no YouTube e é um dos principais divulgadores do futebol. Tanto que foi eleito pela revista Time como um dos 100 mais influentes do esporte em 2026. Nada disso foi suficiente para intimidar os racistas, que, certos da impunidade, protagonizam gestos desumanos contra o rapaz que simplesmente estava torcendo pelo Egito.
Os EUA, que tanto perseguiram as seleções do Irã, Senegal, entre outras, permitem que um cidadão americano seja humilhado diante de milhares de pessoas sem que nada aconteça. E a FIFA? Fechou os olhos para as humilhações perpetradas contra as seleções do Sul Global em solo americano e também fechou os olhos para o racismo — prática comum no futebol, na qual até mesmo estrelas como Vini Jr. também são violentadas pelos racistas.
A Copa do Mundo é vista por bilhões de pessoas em todos os continentes, muitas delas crianças, que deveriam ter o esporte como uma referência humana e civilizatória. Mas parece que a FIFA está mais ocupada em faturar bilhões de dólares e agradar Donald Trump, em vez de cuidar do futebol e dos valores que norteiam o esporte mais popular do mundo. Que o jovem Speed vá até as últimas consequências contra esses racistas.
Em relação aos “torcedores” argentinos racistas: vocês fazem parte da escória que se acha superior aos seus semelhantes. Mas não passam de criminosos e não representam o verdadeiro povo argentino. E saibam: Maradona teria vocês como inimigos. Messi, juntamente com toda a Seleção Argentina, deveria se posicionar e condenar o racismo em qualquer lugar, sobretudo no futebol. A luta continua!
Josias Gomes
Devoto de Padim Ciço e orgulhoso de ser nordestino
