Bahia, meu orgulho: investimos R$ 21,8 milhões no sistema produtivo do licuri
O licuri, também conhecido como “Coquinho do Sertão”, depois dos investimentos do Governo do Estado se transformou em uma das maiores riquezas do nosso semiárido. Foram destinados R$ 21,8 milhões no sistema produtivo do licuri, os recursos são empregados desde a base produtiva até a comercialização de produtos.
Os investimentos no licuri impulsionaram a nossa agroindústria, com forte participação do cooperativismo. Hoje temos cooperativas que produzem cervejas artesanais, azeite, balinhas, óleo cosmético, biscoitos e até chocolate com licuri. Conseguimos gerar emprego, renda, soberania alimentar e fortalecer toda economia local com o nosso “Coquinho do Sertão”.
Por todo destaque que a Bahia alcançou neste sistema produtivo, o licuri foi destaque no I Simpósio da Cadeia Produtiva do Licuri do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIs) realizado nesta em Capim Grosso, no território Bacia do Jacuípe. Sob o tema “Licuri, uma cadeia produtiva para a sustentabilidade da Bioeconomia da Caatinga – Oportunidades de Negócios”. Na oportunidade, foram compartilhadas experiências em políticas públicas e as novas descobertas da ciência por meio do Núcleo de Bioprospecção da Caatinga (Nbiocaat) para o desenvolvimento de bioprodutos com o licuri e suas oportunidades.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário