Bahia segue caminhando para a realização da justiça social!
A mídia monopolista disseminou no inconsciente coletivo brasileiro que os governos de esquerda “dão o peixe e não ensinam a pescar”, além da mentira vulgar, a nossa principal força é justamente dar autonomia ao povo e libertá-lo da servidão. O exemplo claro que encontramos na Bahia é na agricultura familiar.
Na SDR nós desenvolvemos um amplo programa de regularização fundiária, investimos em insumos, maquinários, infraestrutura, logística, acesso a mercados, além da Garantia Safra, tudo isso acompanhado de profissionais especialistas, sobretudo na questão da Assistência Técnica e Extensão Rural. A nossa equipe fez um levantamento de uma série de ações realizadas em 2020 que estão detalhadas na matéria publicada em nosso site: http://www.sdr.ba.gov.br/node/7026. Confiram a dimensão e esforços aplicados pela Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia.
Os investimentos e parcerias realizados pelo governo do Estado para apoiar os agricultores familiares em várias frentes refletem o fortalecimento rural, mesmo em um ano que sofremos com a pandemia e a forte retração econômica. Se dar o peixe for empoderar o povo para que possamos conquistar soberania socioeconômica sem dependermos da exploração da classe trabalhadora, esse peixe precisa ser multiplicado cada vez mais. Nenhum país central do mundo, muito menos nações periféricas se desenvolveram sem apoio firme do Estado e sem criar condições do povo acessar as fontes de riqueza, tendo como princípio básico a socialização do que produzimos.
Neste 2021 seguiremos ampliando nos 27 territórios baianos os serviços de assistência técnica e extensão rural. Quando encontramos o caminho que caiba os milhões de passos coletivos, sem dúvidas, devemos avançar a caminhada para a realização da justiça social.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário