Bahia, terra da agricultura familiar!
O cooperativismo baiano tem alcançado resultados extraordinários e temos dezenas de exemplos de cooperativas bem-sucedidas. O apoio do governo do Estado foi decisivo nesse processo exitoso. Uma das ações que mudou o patamar das cooperativas foi o Coopergiro, que viabiliza capital de giro para as entidades a juros baixos e prazos acessíveis.
Através da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em parceria com a SDR/CAR, nós ofertamos capital de giro às cooperativas com juros de 6,5% ao ano e prazo de até 24 meses para pagamento. Veja o depoimento de Icaro Renê, presidente da Cooperacaju de Ribeira do Pombal. “O governo do Estado teve uma das maiores sacadas, que foi a criação do Coopergiro, com juros baixos e de fácil acesso para as cooperativas. A nossa rede teve acesso a R$ 220 mil, o que ajudou a adquirirmos 55 toneladas de castanha de caju, garantindo o emprego na nossa unidade de beneficiamento e a renda do homem do campo do agricultor familiar cooperado”.
A Coopatan, que em 2020 faturou mais de R$ 20 milhões, também foi beneficiária do Coopergiro. O presidente Juscelino Macedo relatou como esse crédito foi importante na expansão da operação. “A Coopatan conseguiu o capital de giro e foi muito importante para a gente naquele momento para repor estoque e ter um pouco mais de possibilidades na hora de comercializar e, nessa alta de preço, pudemos formar um estoque regulador. Assinamos contrato com a Desenbahia em outubro de 2020 e já conseguimos pagar duas parcelas dentro do prazo. Agora, estamos nos planejando para quitar. O Coopergiro é fundamental para o desenvolvimento das cooperativas”.
Bahia, terra da agricultura familiar!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário