Cacau Sul Bahia premiada com Selo de Qualidade!
Toda grande marca – produtora ou prestadora de serviços – sonha conquistar o nível de excelência reconhecido por seus mercados.
No caso do cacau, uma empresa que tenha Identificação Geográfica adquire o selo de qualidade, o que lhe dá inúmeras vantagens competitivas.
A Cacau Sul Bahia agora pertence a este seleto grupo que possui rastreamento de Identificação Geográfica (IG) dos seus produtos.
Uma parceria vitoriosa que inclui a Dengo Chocolates e traz uma nova realidade para os produtores do Sul Baiano.
O selo é fornecido para regiões que tenham tradição e sabor histórico de um determinado produto ou serviço com particularidades únicas.
O Sul da Bahia, como todos sabem, é a Meca do cacau brasileiro. Além de cultivar uma produção sustentável, como é o caso do cacau cabruca, que diminui os impactos ambientais e gera amêndoas de qualidade excepcional.
Para se ter uma ideia do valor desta parceria – segundo as informações dos envolvidos -, agora os produtores da Cacau Sul Bahia serão reembolsados de suas despesas com o selo de indicação geográfica no valor de R$ 5,60/saco.
O reembolso acontecerá junto ao pagamento do lote adquirido pela parceira Dengo Chocolates. E o melhor, este valor será adicionado ao prêmio superior praticado pela marca.
O processo de qualidade é altamente rigoroso, por isso os produtos são tão valorizados.
Os lotes novos precisam estar em perfeito estado.
No caso da Dengo Chocolates, teremos a unificação dos critérios do Índice de Defeitos Totais aceito pela IG, limitando-o a 3%, sendo 0% de fumaça.
Em relação às amêndoas, a tolerância com a presença de insetos passa a ser zero, tanto no laudo da análise do CIC como no ato da entrega à Dengo.
A Indicação Geográfica é um marco para a região Sul da Bahia.
Parabéns à Cacau Sul Bahia, Dengo Chocolates e aos produtores que dedicam a vida à produção cacaueira.
Que venham mais conquistas desta magnitude!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário