Carta ao mestre Paulo Freire
Faça coisas no presente das quais você possa se orgulhar no futuro. No próximo dia 12 de julho, completam-se 33 anos desde que enderecei esta carta ao mestre Paulo Freire, nossa maior referência na educação transformadora. Na época, Freire era secretário de Educação da cidade de São Paulo, no governo municipal de Luiza Erundina. Eu era coordenador da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) Nordeste.
A essência da carta, que apresento a vocês neste link: https://josiasgomes.com.br/Carta_a_PauloFreire.pdf . Carta a Paulo Freire, trata de um programa de alfabetização de jovens e adultos trabalhadores da lavoura cacaueira da Bahia. Para termos uma ideia do atraso que o Estado vivia antes dos governos do PT, há 30 anos, 96% da população rural sofria a chaga do analfabetismo. Mudar essa realidade sempre esteve em nosso horizonte, caso contrário, a verdadeira libertação da Bahia estaria comprometida.
Ao revisitar este documento histórico, percebemos o tamanho do desafio que a Bahia e o Nordeste enfrentavam na educação. Os coronéis que dominavam a política excluíam os trabalhadores do universo educacional, sobretudo no campo. Isso explica o quanto é revolucionário investir na educação. Um país que impede seu povo de acessar o principal instrumento de transformação não pode atingir sua maturidade democrática, muito menos pautar a justiça social.
Foi necessário Lula chegar ao poder e os governos do PT na Bahia para que a educação de fato fosse universalizada em nossa terra. Enquanto tecnocratas porta-vozes do capital criticam Lula por investimentos em áreas essenciais como a educação, desde a base até o ensino superior, começamos a moldar o Brasil do futuro, sem analfabetismo e com os filhos dos trabalhadores nas universidades.
Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, estaria feliz em saber que temos um governo que acredita na educação para transformar o país. Deixo aqui uma de suas reflexões, tão necessária nos dias atuais:
“Ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, ai daqueles que, em lugar desta constante viagem ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina.” – Paulo Freire
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário