
Che Guevara defendia a soberania dos povos e nações, jamais compactuaria com golpistas. Sem Anistia!
Comparar Bolsonaro a Che Guevara é de uma estultice tão grande que só poderia vir de Valdemar Costa Neto. A fala do presidente do PL é mais desarrumada do que defesa de time pequeno: mistura desespero político com submissão ideológica, tentando equiparar um golpista a um dos maiores símbolos da luta anti-imperialista da América Latina.
O desespero de Valdemar é tão gritante que assume a face subserviente a Donald Trump ao afirmar que “a única saída” para evitar uma condenação dos golpistas na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 é a intervenção do mandatário dos EUA. Aqui vai a primeira lição de Che Guevara para as nações livres: combater todo tipo de intervenção imperialista em qualquer parte do mundo.
Querer que a extrema direita brasileira, comandada desde Washington D.C., tenha algum senso de soberania nacional é um contrassenso. No entanto, não podemos esquecer que Valdemar da Costa Neto é o presidente do PL, que elegeu 15 senadores entre 2018 e 2022, além de 99 deputados federais na última eleição e dois governadores: do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. A missão do setor democrático em 2026 é derrotar todos esses parlamentares e governadores. Quem não tem compromisso com a democracia e apoia abertamente golpistas não pode representar o povo.
Mais uma lição de Che Guevara: “Sonha e serás livre de espírito; luta e serás livre na vida”. Para o Brasil se tornar o país que sonhamos, precisamos colocar Jair Bolsonaro e seus cúmplices golpistas atrás das grades e, ao mesmo tempo, libertar o Brasil de políticos oportunistas iguais aos do PL, que defendem a destruição nacional e o fim da democracia para ver triunfar o que de pior a política brasileira produziu.
Que Valdemar da Costa Neto nunca mais ouse assombrar a memória do companheiro Che Guevara para alimentar a narrativa de perseguição. Que recorra aos ídolos de vocês: Ustra, Pinochet e a vasta lista de golpistas que traíram a pátria e, durante muito tempo, colocaram a América Latina de joelhos perante os EUA. Che sacrificou a própria vida para nos libertar do imperialismo.
”Hasta la victoria siempre!”
Josias Gomes Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário