
Com Rui Costa e Jerônimo, Josias Gomes vê de perto revolução do VLT em Salvador
Participei da agenda com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador Jerônimo, das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A visita da nossa equipe de trabalho incluiu inspeções nos trechos dos Lotes 1 e 2 do projeto, passando por áreas como a Suburbana, Periperi, BR-324 e Águas Claras.
Salvador vive uma verdadeira revolução em mobilidade urbana. Durante a nossa visita às obras do VLT, Rui Costa destacou que, mesmo com a Bahia tendo apenas a décima sexta maior arrecadação entre os estados, num universo de 15 milhões de habitantes, temos um volume de investimentos que é destaque nacional. As obras do VLT e da expansão do metrô vão totalizar 80 km, formando a segunda maior malha do Brasil, atrás apenas da de São Paulo.
O projeto do VLT possui investimento de R$ 5,4 bilhões, emprega atualmente mais de 2 mil trabalhadores. Os avanços já são visíveis:
Trecho 1 (Calçada – Ilha de São João)
Trecho 2 (Paripe – Águas Claras)
Trecho 3 (Águas Claras – Piatã)
Já um estudo elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, no âmbito do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) também aponta para o VLT Expansão Norte, que vai interligar os municípios de Camaçari, Simões Filho e Salvador, com possibilidade futura de extensão até Alagoinhas. Depois de concluído, o VLT da Bahia que possui alta tecnologia, conforto e até Wi-Fi, será uma das maiores obras da nossa história.
O ministro da Casa Civil também destacou o maior investimento da história de Salvador em macrodrenagem, além das grandes obras das 240 escolas de tempo integral que inspiraram o país. Hoje, o nosso Estado possui 54 hospitais com UTI e toda a infraestrutura necessária para cuidar dos baianos. Se avançamos muito nos últimos anos, a parceria com o governo federal, desde a chegada do governo Lula, tem multiplicado as obras na capital e no interior.
Foi necessário o PT chegar ao governo, com Jaques Wagner, para que Salvador entrasse na era do metrô. Desde então, não paramos de avançar. Garantir mobilidade urbana na capital e na região metropolitana significa melhorar a qualidade de vida das pessoas, que passam menos tempo no trânsito e podem aproveitar a agilidade que o metrô e o VLT oferecem para estar com a família.
Durante a inspeção das obras do VLT, o governador Jerônimo falou com a imprensa e demonstrou toda a sua satisfação com os avanços: “Olha, eu estou muito feliz. Nós estivemos lá em Hortolândia para visitar esses trens, ver como estava a obra. Chegam dois carros, dois trens. No dia 26, chegam mais 17 trens; em 2027, mais 17; e em 2028, chegam os últimos, o que representará 100% de funcionamento do VLT. A expectativa nossa é que esses trens comecem a fazer testes no início do ano, mas, definitivamente, a partir de meados do ano, a gente já possa ver esses trens fazendo a linha até o Subúrbio”, afirmou.
É o nosso time do trabalho investindo em mobilidade urbana para melhorar a vida dos baianos e levar desenvolvimento para Salvador e Região Metropolitana! A Bahia avança com o governo presente!
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário