skip to Main Content
Combate às Fake News!

Combate às Fake News!

Meus companheiros e companheiras, as ferramentas digitais nos trouxeram muitas vantagens e dinamizaram o consumo da informação.

No entanto, nem tudo é benefício. Neste contexto as fake News (notícias falsas), ganham proporções gigantescas diante de temas relevantes como o coronavírus, principalmente no whatsapp.

Quando se trata de notícias como Pandemias – onde as informações são atualizadas a cada instante -, informações mentirosas tendem a crescer. Neste cenário, onde mentiras podem custar vidas de pessoas ou colocar toda comunidade em perigo, recomendamos que na dúvida se a notícia é falsa ou verdadeira, optem por não compartilhar.

Como identificar as fake News? Geralmente as informações falsas não possuem autoria declarada, fonte, data e tratam os temas de maneiras exageradas, sensacionalistas. Priorizem compartilhar informações de veículos de comunicação sérios ou que tenham autoria declarada, onde o autor se preocupa em citar fontes. Compartilhem as informações das autoridades públicas de saúde. Enfim, não existe margem para erros.

Existem sites que checam a veracidade das informações, estes são os nossos principais aliados contra Fake News:

https://www.boatos.org

https://g1.globo.com/fato-ou-fake

https://apublica.org/checagem

https://aosfatos.org

Compartilhem a verdade e vamos combater as Fake News.

Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Se concorda, compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top