Coopatan é exemplo de cooperativismo para a Bahia!
A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) é exemplo de cooperativismo para a Bahia e o Brasil. O sucesso dos cooperados foi destaque do Programa Rural Produtivo que é transmitido pela TVE.
A Coopatan, que fica situada na região baixo sul, em 2020 atingiu faturamento de R$ 20,6 milhões. Atualmente, são 345 associados que produzem diversas variedades, entre elas: mandioca, milho, banana, pitaya, abacaxi, abacate, maracujá e palmito. A cooperativa se destaca no mercado com a produção e o beneficiamento de banana-da-terra, que dá lugar ao nego bom e à banana chips comercializados com a marca Itabaiana.
A mandioca também passa pelo processo de agroindustrialização e dão vida a deliciosos beijus e farinhas com a marca Itabaiana; a massa de tapioca se transforma na marca Realeza, uma maravilha. Ao todo, os produtos da cooperativa fidelizaram cerca de 1.600 clientes em todo o Estado e ainda está presente no Espírito Santo, Sergipe e Distrito Federal.
O governo da Bahia é parte fundamental neste sucesso! O Bahia Produtiva destinou R$ 3,6 milhões, que foram aplicados, desde 2018, na melhoria da gestão, com adequação dos processos, redução de riscos, operacionalização dos negócios e elevação dos resultados econômicos e estamos em processo de ampliação do seu parque industrial.
Bahia, terra da agricultura familiar!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário