Depois de Bolsonaro a floresta amazônica virou terra sem lei
A floresta amazônica e os povos que nela vivem sofrem um verdadeiro massacre sob o comando de Bolsonaro. Latifundiários, grileiros, madeireiros e até carteis de drogas promovem o caos numa terra “sem lei”, onde o Estado que deveria cuidar da sua soberania e dos brasileiros é o principal sócio dos criminosos.
Bolsonaro é sócio dos crimes na Amazônia porque ele esvaziou a FUNAI. No governo Dilma existiam 1.360 funcionários no órgão, atualmente existem apenas 689. Durante a passagem do ecocida Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente, as atrocidades foram tamanhas que o Fundo Amazônia principal ferramenta financeira para proteção da floresta financiada por doações milionárias da Noruega e da Alemanha foi cortado.
Bolsonaro não esconde de ninguém o ódio aos povos indígenas e a sua sanha entreguista de devastar a maior floresta do mundo. O resultado é o desmatamento recorde. O portal UOL fez um levantamento e constatou que desde o desmatamento amazônico tem subido ano a ano no governo Bolsonaro. Em 2018, o último da gestão de Michel Temer (MDB), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou a perda de 7.536 km² de vegetação. Três anos depois, em 2021, o desmatamento chegou a 13.038 km², um salto de 73% no período e pior índice desde 2006. A área devastada no ano passado é mais de oito vezes superior à da cidade de São Paulo.
As mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira são mais uma maneira de intimidação ao que restou de quem ainda enfrenta a bandidagem. Na última década, o território amazônico concentrou 70% das mortes por conflitos de terras. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, foram 313 vítimas fatais, a maioria indígenas e quilombolas.
Que o Brasil encontre o mesmo caminho dos demais países latino-americanos e coloque um ponto final neste governo da morte. Chega de tanta destruição e carnificina promovidas por esta corja de milicianos. Fora Bolsonaro!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário