Dia da Consciência Negra
Os versos de Conceição Evaristo trazem à tona o debate da necessidade de levarmos a luta antirracista à Casa Grande. Tão importante quanto empoderar o povo negro por meio de políticas públicas que viabilizam o acesso às universidades, salários iguais, acesso à terra e teto e o fim do genocídio do povo preto nas favelas, é pautar este debate a elite brasileira e superarmos o racismo estrutural que perdura desde a colonização do Brasil.
A mentalidade da elite branca se reproduz em parte da classe média, que ainda se sustenta na tese criminosa de que a escravidão do povo negro em pleno século XXI é tolerável. Quando se nega o direito de um cidadão viver plenamente, não conseguimos cortar pela raiz a principal herança maldita dos colonizadores que é exatamente o modus operandi escravista.
Trabalhar para eliminarmos o racismo no Brasil e todos os seus desdobramentos é o grande desafio do governo Lula e da sociedade brasileira. A nossa verdadeira civilização virá somente quando a abolição definitiva acontecer e ela precisa estar viva na mente e coração de cada brasileiro. Neste 20 de novembro faço a minha saudação a todos (as) que os heróis e heroínas que ao longo dos séculos lutam por libertação plena dos povos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário