Dia Internacional da Alfabetização!
A data marca a importância da alfabetização como princípio básico da humanidade. Pois, trata-se de direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Na prática, sabemos que muitos tiranos ao redor do mundo utilizam a má educação como projeto de poder para acorrentar os povos e se perpetuarem no reino da ignorância.
No Brasil, desde tempos imemoriáveis, a educação é atacada, e ainda possuímos altos índices de analfabetismo e/ou analfabetos funcionais. A esquerda sempre defendeu a educação como principal meio de libertação dos povos. Não por acaso, tiranos iguais a Bolsonaro tem como premissa o ataque aos pilares da educação.
Alfabetizar e proporcionar educação de qualidade a 100% da população devem ser uma obrigação inquestionável. Não haverá desenvolvimento socioeconômico, nem mesmo justiça social, enquanto tirarmos as chances de milhões de indivíduos de acessarem o conhecimento. Um país só poderá ser considerado nação se for uma pátria educadora.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário